A 14ª BRAGANTEC será nos dias
17, 18 e 19 de outubro

veja mais

Regulamento 13ª BRAGANTEC

Atualizado em Março de 2023.

  1. Podem enviar projetos para a BRAGANTEC, estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio e/ou Técnico, de escolas públicas ou particulares, durante o ano de desenvolvimento e submissão do projeto. Os estudantes participantes devem ter no máximo 20 anos de idade e, não deverão completar 21 anos antes da data de encerramento do evento.
  2. Os projetos podem ser desenvolvidos por até 3 (três) estudantes, sob a orientação de um professor ou especialista dentro da temática abordada, por um período máximo de 12 (doze) meses e, devem se enquadrar em uma das seguintes categorias: (i) Ciências da Natureza e Exatas, (ii) Informática, (iii) Ciências Humanas e Linguagens ou (iv) Engenharias. Os estudantes participantes de um mesmo projeto podem ser de idades, séries, escolas ou cidades diferentes. Projetos desenvolvidos por mais de 3 (três) estudantes serão desclassificados. Os projetos podem possuir no máximo 1 (um) professor ou especialista colaborador (coorientador). Orientador e coorientador podem participar de múltiplos projetos.
  3. Cada estudante pode inscrever/participar de apenas UM projeto, resultado de no máximo 12 (doze) meses de desenvolvimento. Projetos com duração superior à 12 meses devem ser subdivididos  em etapas de no máximo 12 meses, sendo, entre estas, a etapa mais recente submetida à 13a Bragantec como uma Continuação de Projeto Anterior*. Os autores dos trabalhos assim classificados devem se atentar ao preenchimento obrigatório dos campos específicos para continuidade de projeto constantes no formulário de inscrição. A data de início do projeto deve ser considerada como a data inicial da pesquisa de campo ou fase experimental e não o período de levantamento e pesquisa bibliográfica.
  4. *Continuação de Projeto Anterior: projetos desenvolvidos a partir de trabalhos iniciados anteriormente na mesma área de pesquisa e/ou que utilizem a mesma revisão bibliográfica e/ou sobre os quais já existam resultados ou análises obtidas pelo próprio estudante ou por outros estudantes se encaixam no item “Continuação de Projeto Anterior”. Desta forma, as antigas e as novas variáveis estudadas devem ser explicitamente declaradas. Projetos que possuam como base estudos desenvolvidos por outros pesquisadores não são considerados “Continuação de Projeto Anterior”. No entanto, devem ser esclarecidos quais elementos do projeto foram desenvolvidos pelo estudante e quais são de autoria de outro pesquisador, sendo estes referenciados de forma adequada. Este item independe da participação do estudante em edições anteriores da BRAGANTEC ou outras mostras científicas.

  5.   A submissão do projeto é gratuita e deverá ser realizada até a data especificada no cronograma da feira (disponível no site e também na Tabela 1 deste regulamento).
  6. A submissão deverá ser realizada exclusivamente em formato eletrônico através do site: https://feirabragantec.com.br.
  7. Para a submissão (inscrição do projeto), os participantes deverão preencher o formulário de inscrição com as seguintes informações:
    • dados dos participantes (estudantes, orientador, coorientador);
    • dados do projeto (título e categoria);
    • resumo do projeto (máximo 300 palavras) e palavras-chaves (três palavras-chaves);
    • plano de pesquisa (verificar modelo em https://feirabragantec.com.br).
  8. A documentação preparada pelos estudantes deverá enfatizar apenas o que foi realizado pelos próprios alunos, identificando as atividades realizadas com ajuda externa. Dados obtidos em fases anteriores do projeto devem ser citados de forma breve, apenas para contextualizar a fase mais recente do trabalho atual, na qual deve se concentrar a documentação elaborada.
  9. Projetos que possuírem conteúdos plagiados ou copiados sem as devidas referências serão desclassificados. Projetos que não enviarem toda a documentação solicitada serão desclassificados.
  10. O projeto desenvolvido deve seguir a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia, com rigor científico, registrando em um Diário de Bordo* do projeto todos os passos tais como: esboços, anotações, coletas, testes, resultados e análises. O Diário de Bordo deverá ser apresentado em formato físico aos avaliadores no período de realização do evento.
  11. *Diário de Bordo: Documento em que datas, locais, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises são registrados detalhadamente, em ordem cronológica, durante todas as etapas envolvidas no desenvolvimento do projeto.

  12. Os projetos que não estiverem em acordo com as regras apresentadas ou que não apresentarem todos os documentos e dados solicitados deixarão de pontuar para a premiação.
  13. Serão selecionados aproximadamente 90 projetos para participarem da BRAGANTEC, a partir das informações contidas no formulário de inscrição e, estas serão avaliados pelo Comitê Científico do evento.
  14. Os projetos selecionados serão divulgados na página oficial da feira ( https://feirabragantec.com.br).
  15. Os projetos selecionados deverão ao confirmar a sua apresentação, enviar por meio do endreço eletrônico https://feirabragantec.com.br, os seguintes documentos até a data especificada no cronograma da feira:
    • Relatório atualizado do projeto, no formato .pdf
    • Pôster do projeto, no formato .pdf
    • Diário de bordo digital ou, se digitalizado, no formato .pdf
    • Protocolo de aprovação do comitê de ética o número CAAE, se necessário, conforme item 18
    • Termo de autorização do uso de imagem assinado pelo responsável, no formato .pdf
    • Vídeo do projeto. O vídeo deve ter duração máxima de 5 minutos. O conteúdo do vídeo será muito importante na avaliação e será utilizado na feira virtual. Procure em seu vídeo explorar os assuntos levantados pelas seguintes perguntas:
      • Como você teve a ideia do projeto?
      • Como planejou sua pesquisa?
      • Qual é a hipótese que você quis testar ou qual é o problema que você quis resolver?
      • Como testou suas ideias?
      • Como você analisou os resultados?
      • O que você conclui?
      • Quais são os próximos passos da pesquisa?
      • Caso tenha desenvolvido um protótipo, reserve um momento em seu vídeo para demonstrá-lo.
    • Foto da equipe, incluindo os estudantes autores, o orientador(a) e o coorientador(a) se possuir. Esta foto será utilizada durante a Cerimônia de Premiação. Se não possuir uma foto com todos os autores, vocês podem enviar uma montagem. Dimensões da foto: A foto deve ser quadrada, com dimensões máximas de 1080px por 1080px.
  16. A programação completa da BRAGANTEC estará disponível em https://feirabragantec.com.br. A apresentação dos projetos dos estudantes autores para os avaliadores acontecerá presencialmente nos dias determinados pelo calendário do evento. Caso os membros da equipe não estejam presentes durante o período de avaliação, o avaliador se baseará nos materiais disponíveis (vídeo do projeto, relatório, diário de bordo e pôster) e será penalizada a nota de apresentação oral.
  17. As avaliações dos projetos serão realizadas presencialmente. A apresentação do projeto durante a sessão de avaliação deverá ser realizada pelos próprios estudantes. Quando o projeto for realizado em grupo, recomenda-se que todos os estudantes autores estejam presentes para apresentar o projeto, mas caso isto não seja possível, a presença de pelo menos um (1) dos estudantes, garantirá a participação do projeto na feira. O projeto não poderá ser apresentado por pessoas que não sejam os estudantes. Orientador e/ou coorientador não poderão apresentar o projeto ou responder perguntas, mas poderão acompanhar a avaliação.
  18. Durante as avaliações, os estudantes devem ter fácil acesso à documentação da realização do seu projeto enviados à BRAGANTEC:Relatório Parcial (para projetos em desenvolvimento) ou Final (para projetos já finalizados), Diário de Bordo do projeto e Pôster ou painel explicativo e Vídeo. Estes documentos já terão sido disponibilizados aos avaliadores, e pode haver perguntas sobre os mesmos. Os estudantes devem realizar uma apresentação oral de 5 minutos que será avaliada. O funcionamento de protótipos poderá ser demonstrado, mas não será obrigatório. Os estudantes podem recorrer a recursos auxiliares como apresentações audiovisuais, slides e vídeos. Os estudantes poderão apresentar o material do projeto (protótipo, maquete ou estrutura).
  19. As normas de segurança devem ser respeitadas durante as apresentações no manuseio de espécimes vivos, substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico, bem como de qualquer produto químico que possa ser volátil ou tóxico.
  20. No caso de trabalhos que envolvam seres humanos (mesmo sendo entrevistas e questionários) ou animais, será necessário apresentar documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa ou o número CAAE. Trabalhos que envolvam pesquisa com seres humanos (pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais) devem seguir a Resolução CNS nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde e legislação correlata. Trabalhos que envolvam o manejo de animais (pesquisa que implique no uso de animais ou material biológico de procedência animal) deverão seguir a Lei Federal 11.794/2008, Lei Arouca e legislação correlata. Em ambos os casos, deve ser incluído o nº da aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (CAAE) nos materiais a serem enviados para a feira, conforme item 13.
  21. Os participantes do evento ficam cientes que ao inscreverem o projeto, autorizam a realização e divulgação de imagens pela Comissão Organizadora da feira, sem ônus para a mesma. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais imagens realizadas por visitantes ou participantes durante o evento presencial.
  22. Durante a feira, os estudantes serão avaliados por um Comitê de Avaliação que julgará as apresentações dos projetos e vídeos segundo os seguintes critérios:
    •   Atitudes;
    •   Habilidades;
    •   Criatividade / Inovação;
    •   Relevância;
    •   Profundidade;
    •   Aplicação do Método Científico ou Método de Engenharia;
    •   Relatório;
    •   Diário de Bordo;
    •   Pôster / Painel Explicativo;
    •   Apresentação Oral;
    •   Habilidade de Trabalho em Grupo – Para projetos realizados em grupo.
  23. Com base nas avaliações do Comitê de Avaliação, a Organização da BRAGANTEC premiará os projetos classificados como primeiro, segundo e terceiro lugar em cada uma das seguintes categorias: (i) Ciências da Natureza e Exatas, (ii) Informática, (iii) Ciências Humanas e Linguagens e (iv) Engenharias.
  24. A Organização da BRAGANTEC se reserva o direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras acima.
  25. Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
  26. Tabela 1 – Cronograma de atividades da 13a BRAGANTEC.

    Atividade Data
    Início das submissões via site
    https://feirabragantec.com.br
    02 de maio de 2023
    Encerramento do período de submissões 25 de junho de 2023
    Divulgação dos projetos selecionados 14 de agosto de 2023
    Data final para envio da documentação (relatório, poster, diário de bordo, protocolo de aprovação do comitê de ética – se aplicável, termo de autorização do uso de imagem, vídeo e foto da equipe) 24 de setembro de 2023
    Realização da feira presencial e avaliações 5, 6 e 7 de outubro de 2023