A 14ª BRAGANTEC será nos dias
17, 18 e 19 de outubro

veja mais

Diário de Bordo

O Diário de Bordo é um caderno, físico ou digital, no qual o estudante registra as ações realizadas durante o desenvolvimento do projeto.

Como o próprio nome diz, este é um Diário que será preenchido ao longo de todo o trabalho, com anotações, rascunhos, e qualquer ideia que possa ter surgido no decorrer do desenvolvimento do projeto. O registro no Diário deve conter as datas e locais de todos os fatos, o que foi realizado, quais as descobertas e indagações que surgiram, os resultados e suas análises.

O diário de bordo é uma ferramenta muito importante para se registrar e relembrar, posteriormente, tudo o que ocorreu durante o desenvolvimento da pesquisa. Ele deve ser utilizado no dia a dia do trabalho de pesquisa e seu correto preenchimento demonstra maturidade do pesquisador.

Por exemplo, se o estudante realizar uma pesquisa bibliográfica e encontrar informações relevantes para a pesquisa, ele deve anotar essas informações no diário. Durante um experimento, o estudante deve registrar todas as etapas, desde a sua elaboração até a execução e os resultados obtidos. Questões discutidas em reuniões também podem ser registradas e qualquer outra ação que se queira.

Soluções digitais também podem ser utilizadas como, por exemplo, aplicativos de anotações disponíveis para dispositivos móveis (smartphones, tablets), blogs, wiki, painéis digitais, ou qualquer outro método. O importante é organizar e registrar, cronologicamente, as observações e o processo de desenvolvimento de seu projeto.

 

Portanto, o Diário de Bordo deve conter:

  • o registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas e das novas indagações;
  • o registro das datas e locais das investigações;
  • o registro dos testes e resultados alcançados;
  • as entrevistas conduzidas etc.

 

Dicas para elaboração do Diário de Bordo:

  • Inicialmente, escolha como será seu diário de bordo: físico ou digital? Se a escolha for físico, use um caderno de capa dura, pois isso facilita o seu preenchimento enquanto estiverem realizando uma ação do projeto, sem o apoio de uma mesa; Se a escolha for digital, procure algum site ou aplicativo que seja fácil de usar e que todos os membros do grupo tenham acesso. Há ferramentas gratuitas de blog, wiki, painéis digitais, entre outras, que podem ser usadas para registrar seu diário de bordo.
  • todos os membros do grupo devem ter acesso fácil ao diário, seja ele físico ou digital;
  • o Diário de Bordo deve estar junto do grupo sempre que algo estiver sendo realizado. Lembre-se, todas as ações devem ser registradas no mesmo;
  • não é necessário passar a limpo as anotações do diário. Caso seja necessária alguma correção, explique isso no próprio diário;
  • registre os acertos e erros; os erros fazem parte do aprendizado e as informações relativas a este erro podem ser úteis no futuro da pesquisa;
  • anote no início do diário o tema da pesquisa, nome dos integrantes do grupo e do orientador, dados da escola, etc;
  • não apague trechos ou arranque folhas do diário; caso tenha algo errado, indique no próprio texto a validade daquela informação;
  • é interessante que as anotações também possuam a indicação de quem as fez;
  • no caso do diário físico, escreva com letra legível; você irá utilizar o diário para rever diversas informações.

Quer saber mais? Na etapa 3 do Prepare-se, as jovens cientistas Laura Chaile e Rebeca Molieri Barbosa contam mais algumas dicas para preparar o diário de bordo. Não deixe de ouvir.